MIAR é uma associação sem fins lucrativos legalmente constituída em março de 2019 em Portugal. Estamos sediados em Oeiras, no entanto, somos uma associação de âmbito nacional.
Contamos, essencialmente, com o suporte de donativos de particulares compassivos com esta causa, com as quotas de associados, com receitas provindas de eventos em que participamos ou de materiais que desenvolvemos com o objetivo de angariar fundos. Surgem, com bastante frequência, animais vítimas de cruéis agressões, atropelamento, abandono, situações que exigem de nós uma resposta imediata. 
A associação surge da necessidade de dar suporte aos animais que vivem nas ruas. Com a entrada em vigor da Lei n.º 27/2016 que estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando a sua esterilização, o Município de Oeiras, dando cumprimento à lei supra, dispõe de um Centro de Apoio ao Animal onde são esterilizados gratuitamente os gatos das colónias que existem no concelho. A MIAR nasce para suprir todas as outras necessidades desses animais e que vão muito além da esterilização.

Não dispomos de centro de resgate para animais. Sempre que necessário, a associação esforça-se por encontrar famílias de acolhimento temporário que cumpram requisitos que permitam assegurar o bem-estar dos animais, temporariamente à sua guarda, comprometendo-se a MIAR a suportar todas as despesas inerentes à permanência do animal numa casa. Enquanto não concretizamos o nosso maior projeto, a criação de um santuário, livre de jaulas, onde os animais possam viver protegidos e em liberdade, não estaremos integralmente realizados.

 

faça a sua parte, nós ajudamos a criar soluções.

o bem-estar animal, depende de todos.

a sobrevivência dos animais de rua, depende de todos.

empatia e compaixão nunca são em excesso.

Tradução